segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ginástica Laboral: importância e benefícios


A saúde e o bem-estar do trabalhador estão diretamente ligados ao seu rendimento e, consequentemente, refletem de forma positiva para a empresa em que trabalha. Pensando nisso, as empresas têm investido na Ginástica Laboral. Esse fato, amplia a área de atuação dos profissionais da Educação Física e da Fisioterapia. Embora haja uma discussão entre as partes, no que se refere a quem “pertence” essa área de ocupação. Discussão inútil na minha opinião, pois o mercado oferece oportunidade para ambos. Mas, o que é a Ginástica Laboral e qual a sua importância? 

Ginástica Laboral
É o termo utilizado para definir a atividade física praticada no ambiente de trabalho e sob orientação profissional. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos causados pelo sedentarismo ou pelas atividades diárias dos trabalhadores.  É realizada através de exercícios de alongamento, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações.

Esses exercícios são formulados de acordo com a função de cada trabalhador. O profissional que orienta as atividades, faz um planejamento voltado especificamente para cada área. Geralmente, empresas grandes são estruturadas com diversos setores, onde cada profissional atua de forma diferente.

Um frigorífico, por exemplo, tem vários setores como: abate, corte, desossa, armazenamento, expedição, escritório, almoxarifado, manutenção, etc. Em cada um deles realiza-se tarefas diferentes e repetitivas ao longo do dia de trabalho. Essa prática acaba por trazer problemas de saúde ao funcionário e podem afastá-lo do trabalho. São as chamadas Doenças Ocupacionais, entre as quais as LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusulares Relacionados ao Trabalho) são as maiores causadoras de afastamento nas empresas do Brasil.

setor desossa


Nenhum comentário:

Postar um comentário